Legionella spp

Equipamento para Prevenção da Legionella spp

By 2 Fevereiro, 2018 No Comments

A prevenção do desenvolvimento de focos de Legionella spp em sistemas de águas quentes sanitárias e industriais, é atualmente uma prioridade de saúde pública. Os recentes surtos originados em diversos Hospitais e, em 2014, numa unidade industrial em Vila Franca de Xira, reforçam a necessidade de implementação de procedimentos de monitorização regular como parte integrante da manutenção dos sistemas de águas quentes.

A AMBERGO, em parceria com a sua representada SYSTRONIK GmbH, acaba de lançar no mercado Português o FlowTemp® ST, um equipamento compacto para medição simples, rápida e fiável da temperatura da água e do caudal em torneiras misturadoras ou quaisquer outras saídas de água quente. Uma ferramenta essencial para a monitorização e validação dos processos de desinfeção e para a medição da capacidade calorífica de sistemas de aquecimento de águas.

A boa prática de prevenção da Legionella spp recomenda que a totalidade da água armazenada e em circulação nos sistemas de águas quentes, possa ser periodicamente aquecida até, pelo menos, 70°C. Cada torneira misturadora ou outra saída de água quente deverá também ser periodicamente aberta por um período nunca inferior a 3 minutos para aquecimento até, pelo menos, 70°C, tal como indicado na referência DVGW W557.

O FlowTemp® ST permite a realização de leituras de temperatura da água e caudal em tempo real no Smartphone através da aplicação gratuita BlueLine® (disponível para download na App Store e Google Play). Os dados das medições podem igualmente ser gravados, processados e partilhados de forma simples e rápida através desta aplicação completa e intuitiva.